Renejum: um marco nas escolas judiciais e da magistratura

Confira a retrospectiva do que já foi realizado pela Rede

No decorrer do ano de 2023, a Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (Renejum) desempenhou um papel fundamental na integração e colaboração entre as diversas instituições de formação judicial no Brasil.

Lançada durante um encontro, a Rede rapidamente se consolidou como um mecanismo indispensável ao aprimoramento da magistratura federal e estadual, promovendo a aprendizagem mútua e a inovação.

O diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministro Mauro Campbell Marques, evidenciou a importância da Rede como um mecanismo capaz de superar desafios e incentivar soluções inteligentes para a formação e o aperfeiçoamento da magistratura nacional.

Estrutura e objetivos da Renejum
A Renejum tem uma missão abrangente, que inclui o fomento de estudos, pesquisas, projetos e trabalhos conjuntos voltados à implementação de atos normativos e políticas públicas no Poder Judiciário. Além disso, busca compartilhar boas práticas, conhecimentos e informações, desenvolvendo estratégias colaborativas para a excelência da tutela jurisdicional prestada.

Em uma live transmitida no YouTube no dia 13/9, a Enfam apresentou um balanço das conquistas da Renejum nos primeiros seis meses de atuação. Julia Maurmann Ximenes, secretária de Gestão Acadêmica e de Formação, destacou parcerias estabelecidas e os números de servidores e magistrados envolvidos em ações educacionais.

Nos dias 9 e 10 de outubro houve outro encontro. Marcado por oficinas e trocas de experiências entre as escolas judiciais e de magistratura, pessoas de diferentes regiões do Brasil participaram, buscando fortalecer a gestão educacional e compartilhar práticas pedagógicas na área judicial.

Durante a plenária de encerramento, a Enfam divulgou as ações planejadas para o ano seguinte. Representantes das escolas judiciais apresentaram sugestões, evidenciando a colaboração entre as instituições. A equipe de Comunicação da Escola revelou a plataforma da Renejum, um espaço digital destinado à troca de informações e compartilhamento de materiais educacionais.

Curso na EPM reforça integração da Renejum
A Escola Paulista da Magistratura (EPM) sediou um curso de Formação de Formadores (FOFO) no âmbito da Renejum, reforçando a integração entre as escolas judiciais. O evento destacou a importância da comunicação e o compartilhamento de experiências para otimizar recursos e alcançar metas do CNJ.

A Renejum não apenas se estabeleceu como uma rede de cooperação, mas também se destacou pelos resultados alcançados em curto prazo. Refletindo o compromisso das escolas judiciais e da magistratura em fortalecer a formação e aperfeiçoamento da magistratura no Brasil, em menos de um ano, 30 escolas de formação e aperfeiçoamento da magistratura brasileira já aderiram ao projeto.

Confira o Portfólio de Desenvolvimento Profissional Enfam – Escolas 2023, para conhecer mais sobre a iniciativa.