Caminhada Consciência Negra integra luta contra o racismo em Mato Grosso

Ação ocorrerá no dia 20 de novembro em Cuiabá

A Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) realizará, no dia 20 de novembro, a Caminhada Consciência Negra. O evento é gratuito e aberto ao público, e reunirá participantes na Praça 8 de Abril, região central de Cuiabá, a partir das 8h. Ao todo, o grupo percorrerá 3 quilômetros, passando pelas avenidas José Monteiro de Figueiredo e Miguel Sutil até chegar ao Parque Mãe Bonifácia. Pessoas interessadas em comparecer devem acessar a página de inscrição.

“Esse será um momento de marcarmos posicionamento pela igualdade e equidade racial, bem como de ampliar consciência de que a cor da pele não define lugar na sociedade”, afirmou a diretora-geral da Esmagis-MT, desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos. Ela explicou ainda que a caminhada é uma ação afirmativa de suma importância porque representa um lembrete da luta constante que devemos travar contra o racismo.

Já a juíza organizadora do evento, Renata Evaristo do Carmo Parreira, ressalta que a caminhada simboliza uma forma de educação e conscientização sobre a história e a cultura afro-brasileira para a sociedade em geral, promovendo maior compreensão e respeito pelas diversas culturas que compõem o Brasil.

“A caminhada no Dia da Consciência Negra também é uma forma de empoderamento da comunidade negra, incentivando o orgulho de sua herança, além de fortalecer a autoestima de indivíduos afrodescendentes.  Em resumo, a caminhada tem como papel a promoção da igualdade racial, a conscientização sobre o racismo e a valorização da diversidade cultural, buscando uma sociedade mais justa e inclusiva”, observou.

Ainda segundo a magistrada, a ação é uma forma de valorizar o povo negro, que tem uma importância histórica na formação da sociedade brasileira em diversos aspectos, entre eles a música, a dança, a religião, a culinária e muitos outros elementos culturais.

São parceiros nessa campanha a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a Escola dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, o Tribunal Regional Eleitoral, o Tribunal Regional do Trabalho, o Tribunal de Contas do Estado, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Associação Mato-Grossense dos Magistrados, o Corpo de Bombeiros, além do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, da Puríssima Água Mineral e do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso. 

Fonte: Esmagis-MT