EPM recebe curso de Formação de Formadores no âmbito da Renejum

Integração e compartilhamento foram tema do primeiro dia

Começou hoje (6/11) o curso de Formação de Formadores – Nível 2 (FoFo N2) oferecido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), na Escola Paulista da Magistratura (EPM). Com abertura do desembargador José Maria Câmara Junior, diretor da escola estadual, e de Fabiano da Rosa Tesolin, secretário executivo da Enfam, a ação formativa teve como um dos pontos focais a Rede Nacional de Escolas Judiciais e de Magistratura (Renejum).

A assessora de Comunicação Social da Enfam, Cecilia Barroso, apresentou a plataforma da Rede e falou sobre a importância de uma integração entre as escolas judiciais, da magistratura e a Enfam. Destacando a diferença entre as áreas de imprensa e comunicação nos órgãos, falou sobre a importância da comunicação na divulgação de ações e eventos, e o quanto a Renejum pode fazer com que isso se transforme, tanto pela troca de experiência quanto pela capacidade de divulgação.

Em seguida, Julia Ximenes, secretária de Gestão Acadêmica e de Formação da escola nacional também falou sobre a integração possibilitada pela Rede. “A ideia da Renejum é construir, estabelecer mais vínculos entre as escolas e a Enfam, e uma das questões que vamos discutir neste curso é justamente o compartilhamento das ações educacionais”, disse. Ela explicou o quanto isso viabiliza o cumprimento das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “O compartilhamento faz com que se otimizem custos, tempo e com que as metas sejam alcançadas, pois um dos nossos grandes desafios é, justamente, alcançar as metas do CNJ. Nem todas as escolas têm capacidade para realizar os cursos e a Enfam não consegue atender a todas as demandas”, completou.

Formadoras e formadores da EPM e de outras escolas, como Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes), escolas da magistratura regionais federais e integrantes de escolas eleitorais e militares estiveram presentes e também puderam acompanhar a apresentação da chefe da Seção de Credenciamento e Acompanhamento de Cursos, Ana Lourdes Vilela, que falou sobre o credenciamento de ações educacionais e os desafios na regulação de cursos de formação profissional.

O Nível 2 do FoFo segue até amanhã. De 8 a 10 de novembro a EPM receberá o Nível 1 da Formação de Formadores, também oferecido pela Enfam.