Enfam reúne 91 representantes de escolas judiciais em Brasília

O encontro, realizado pela Renejum, busca fortalecer a formação judicial no país

Reunidos em Brasília, 91 representantes de escolas judiciais e de magistratura participam do encontro da Rede Nacional de Escolas Judiciais e de Magistratura (Renejum). O evento começou nesta segunda-feira, 9 de outubro, e segue até amanhã, 10, na sede da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

A programação do primeiro dia teve início com uma plenária, que contou com as boas-vindas do secretário-geral da Escola, Cássio André Borges dos Santos, aos participantes. Ele destacou que a Renejum é uma iniciativa da gestão do diretor-geral da Enfam, ministro Mauro Campbell Marques. “Quando cheguei (à Enfam), a Rede já estava instalada e eu fiquei profundamente entusiasmado”, disse.

O juiz ressaltou que o encontro representa um grande ganho pela troca de experiências entre as escolas em diversas vertentes, como gestão pedagógica. “Desejo a todos vocês um bom encontro e uma profícua produção de conhecimento, com foco no robustecimento do aprendizado judicial. É um prazer recebê-los aqui e vamos fortalecer essa rede, que é de suma importância para o fortalecimento da educação judicial no Brasil”, afirmou.

Após as boas-vindas, a secretária de Gestão Acadêmica e de Formação da Escola, Julia Maurmann Ximenes, e a coordenadora pedagógica da Enfam, Marizete da Silva Oliveira, conduziram a plenária. Julia Ximenes destacou o propósito do evento, de fazer uma avaliação das ações realizadas pela Rede desde o seu lançamento, em março deste ano, até o momento, e pensar em iniciativas que possam ser realizadas em 2024.

Antes de seguirem para oficinas, Marizete Oliveira apresentou informações sobre habilidades, saberes e ações da equipe gestora, incluindo: automotivação, autoconhecimento, capacidade de influenciar, criatividade e inovação, planejamento e execução, engajamento e orientação a equipe, gestão de pessoas, tempo e processos, e liderança. Em seguida, dividiu os presentes em quatro equipes para dinâmica utilizando a metodologia de análise SWOT, com aplicação no contexto de gestão de atividades da Escola. Houve apresentação dos principais assuntos discutidos em cada uma delas, com relato de questões que são comuns às escolas.

Em seguida, os participantes foram divididos em três grupos para discutirem assuntos diferentes ao longo dos dois dias de encontro, tendo como fio condutor a gestão. No primeiro dia, o grupo 1 discutiu Planejamento de Ensino e Credenciamento do Plano de Ensino; o grupo 2 analisou Design Thinking e Metodologias Ativas para potencializar práticas de coordenação/gestão; e o grupo 3 debateu Tecnologias e Ferramentas Aplicáveis ao Trabalho de Gestão Pedagógica.

“Temos percebido em avaliações diagnósticas, em falas e até mesmo em visitas às escolas judiciais que existem dúvidas recorrentes sobre gestão. Vamos aproveitar a Renejum, que é um espaço para gestão colaborativa, para dialogarmos dentro do possível, trocarmos experiências no âmbito da gestão e refletirmos sobre a gestão da própria Rede. Este é um espaço colaborativo”, disse a secretária de Gestão Acadêmica e de Formação da Enfam. Chefe do Núcleo de Relações Interinstitucionais e Internacionais da Escola, Caio Henrique Faustino da Silva ressaltou que a expectativa é consolidar uma agenda coletiva com as escolas. “A gente precisa compor as linhas gerais de uma agenda para o próximo ano de trabalho. Com maturidade que a Rede vai adquirindo em cada encontro, a cada ação, o grande produto é construir agenda coletiva, afinar a escuta e interlocução com todas as escolas do país”, observou.

[09/10/2023] Brasília/DF – Encontro Renejum