Gestão arquivística e de dados da Enfam ganha suporte do projeto Formação Judicial Qualitativa

Iniciativa realizada pela Escola em parceria com o PNUD busca fortalecer capacidades institucionais e de gestão

O projeto Formação Judicial Qualitativa, fruto da cooperação internacional entre a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), conta com quatro eixos de atuação com foco em desenvolver ações que possam contribuir para o desenvolvimento de novas metodologias, ações educacionais, estudos, pesquisas e ferramentas para a Escola.

O terceiro deles trata da Secretaria Acadêmica da instituição, com um plano de fortalecimento de capacidades institucionais e de gestão. A proposta é implementar novas metodologias e ações que possam contribuir para o fortalecimento da Escola. Com esse objetivo, a equipe do Eixo 3 conta com dois profissionais especialistas, sendo uma arquivista e um pesquisador de dados.

Um dos destaques é a gestão arquivística da informação, que passou por reformulação com a ajuda do projeto. Como parte desse trabalho, está em processo de finalização, em conjunto com a Escola, o Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade – Área-Fim da Enfam. Para a execução desse instrumento, que é o mais importante para conservar e guardar documentações, foi realizado o levantamento da informação produzida pela Escola e entrevistas com as equipes técnicas. A partir da publicação do Plano, a Enfam prevê a atualização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o que permitirá melhor gerenciamento da produção documental da plataforma, aprimorando a recuperação de informações produzidas pelo órgão.

Outro diferencial foi o desenvolvimento de plataformas de dados em Power BI. No dia a dia do trabalho, o profissional contratado pelo projeto atua no tratamento, limpeza e manipulação de dados. Funciona como uma fonte de apoio para a equipe, oferecendo orientações em dúvidas técnicas e promovendo melhores práticas na área de dados. As plataformas vão contribuir para disponibilizar informações estratégias sobre a escola e sobre o projeto de maneira inteligente e interativa, contribuindo para a tomada de decisões entre a gestão.

Formação Judicial Qualitativa
O projeto busca fortalecer as capacidades de gestão e inovação nas ações promovidas pela Enfam, de forma que contribuam para uma prestação jurisdicional mais efetiva. As ações estão alinhadas ao 16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, focado em Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Dividido em quatro eixos principais, que norteiam as atividades das equipes envolvidas, o projeto busca desenvolver novas metodologias, ações educacionais, pesquisas, ferramentas e estudos para a estruturação, inovação e melhoria contínua do Poder Judiciário. Dessa forma, auxilia na formação e no aperfeiçoamento de excelência das magistradas e dos magistrados e, quando possível, dos serventuários da justiça para que possam promovê-la em sintonia com as expectativas da sociedade. 

Acesse na página internacional da Enfam e saiba mais sobre este e outros projetos de cooperação internacional desenvolvidos pela Escola.