Evento contou com a presença do ministro do STJ Og Fernandes, diretor do CEJ
Na tarde desta terça-feira (26), ocorreu o lançamento dos livros de autoria dos discentes, docentes, pesquisadoras e pesquisadores da 1ª turma do Mestrado Profissional em Direito da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), no hall do auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF). Após o lançamento das obras, os participantes foram convidados a conhecê-las e adquiri-las.
Segundo a desembargadora Taís Schilling Ferraz, autora da obra Um Olhar Sistêmico sobre a Violência no Brasil – a insuficiência dos mecanismos de controle e repressão, uma das coordenadoras do mestrado profissional da Enfam, “esta é uma experiência riquíssima porque os alunos saem daqui se sentindo transformados”. Ao falar do curso, ela destaca que “é um espaço de estudo da nossa atividade, da nossa realidade, muito qualificado, onde as pessoas se sentem seguras para poder discutir questões que são difíceis, propor soluções, fazer pesquisa empírica”.
A juíza e autora do livro Medidas Protetivas de Urgência – enfrentamento à violência doméstica e proteção de direitos das mulheres, Marcela Santana Lobo, ressalta que a produção científica da Escola é enriquecedora. “Nós fazemos parte desse coletivo, que é a primeira turma composta de magistrados de todo o país, estaduais e federais, que desenvolveram pesquisas científicas sobre o Poder Judiciário. A produção científica da Enfam é muito rica, porque ela traz uma perspectiva de magistrado, aprofundando o olhar sobre o Judiciário. Então a publicação de um livro tem um alcance para um público bem mais amplo do que a magistratura, que engloba outros profissionais de direito, estudantes, e permite dar visibilidade aos trabalhos acadêmicos que vêm sendo realizados e aprofundá-los a partir dessas leituras”.
O evento contou, além de outras autoridades, com a presença do diretor do Centro de Estudos Judiciários, Og Fernandes, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).