Coordenada por Antônio César Bochenek, reúne contribuições de diversos autores participantes do Mestrado Profissional da Escola
Já está disponível o segundo volume da publicação Demandas Estruturais e Litígios de Alta Complexidade – casos práticos analisados no Mestrado da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Coordenado pelo magistrado Antônio César Bochenek, o livro reúne contribuições de diversos autores, incluindo Jayder Ramos de Araújo, Renata Estorilho Baganha, Jurema Carolina da Silveira Gomes, César Augusto Carvalho de Figueiredo, Mariana Marinho Machado, Célia Gadotti, Tiago Fontoura de Souza, Robert Kirchhoff Berguerand de Melo, Jader Alves Ferreira Filho, Sulamita Bezerra Pacheco, Sérgio Fortuna de Mendonça e Victória Félix Vieira Maundo.
A obra é resultado de estudos e debates realizados no Mestrado Profissional da Escola, no qual os alunos examinaram de maneira aprofundada casos práticos de demandas estruturais e litígios complexos. As experiências compartilhadas na publicação são reflexo dos esforços coletivos e colaborativos dos discentes durante o primeiro semestre de 2022, período marcado pelas limitações impostas pela pandemia de Covid-19. A relevância do trabalho reside na análise de casos que enfrentam desafios e obstáculos para alcançar soluções eficazes, contribuindo para uma compreensão mais ampla das ferramentas e instrumentos processuais necessários para lidar com questões de alta complexidade no sistema judiciário brasileiro.
Os artigos presentes no segundo volume abordam temas que vão desde processos estruturais até reflexões sobre o papel do Judiciário na promoção de transformações sociais. A obra serve não apenas para aprofundar o conhecimento dos magistrados, advogados e estudantes de direito sobre essas questões, mas também para incentivar a utilização de ferramentas e técnicas estruturais no tratamento de problemas complexos.
Os estudos contidos na publicação complementam as contribuições da primeira edição, explorando conceitos e teorias que emergiram após a promulgação do Código de Processo Civil 2015, e destacando a necessidade de pesquisas investigativas e estudos de caso para avançar nesse campo em desenvolvimento.
Acesse o segundo volume da publicação.