A assistente virtual Justa, destaque das mudanças, permite autonomia às partes Em junho de 2021, a 27ª Vara Federal do Rio de Janeiro (27ª VFRJ) levou sua nova página eletrônica ao ar funcionando como um “portal ao cidadão”, trazendo mais recursos digitais ao público. As mudanças já vinham sendo implementadas na rotina de processamento e […]
A assistente virtual Justa, destaque das mudanças, permite autonomia às partes
Em junho de 2021, a 27ª Vara Federal do Rio de Janeiro (27ª VFRJ) levou sua nova página eletrônica ao ar funcionando como um “portal ao cidadão”, trazendo mais recursos digitais ao público. As mudanças já vinham sendo implementadas na rotina de processamento e atendimento com vistas a assegurar uma prestação judicial mais eficiente. Entretanto, foi durante o período em que o acesso presencial à sede do juízo encontrava-se com restrição que essas ações se efetivaram para melhor atender usuários, partes e advogados.
A nova versão do site está alinhada com o curso de especialização da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam): “Jurisdição Inovadora para além de 2030”, iniciado em outubro de 2021 e do qual a juíza federal Geraldine Vital, titular da 27ª VFRJ, é aluna.
A mudança também atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável n. 9 e n. 16 da Organização das Nações Unidas (ONU), em torno do acesso à justiça inclusiva e da construção de instituições eficazes e responsáveis com a população que busca o Poder Judiciário para a garantia de direitos fundamentais, também por meio da jurisdição inovadora.
Segundo a juíza federal Geraldine Vital, sempre houve uma gestão integrada com os servidores para o cumprimento das metas anuais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com foco no jurisdicionado, com eixo central na gestão e implantação de uma espécie de laboratório em que já se testava o perfil daqueles que se adaptariam ao regime de teletrabalho eventual. “É como se estivéssemos nos preparando em antecipação ao que estava por vir, com a instituição da Política de Gestão da Inovação do Poder Judiciário pela Resolução nº 395/2021 do CNJ, felizmente”, comentou a magistrada.
Feedback
Com o novo site no ar há nove meses, o retorno revelou-se tão positivo que a página eletrônica foi mantida e tem sido consultada não só por usuários que são partes em processos distribuídos para a unidade. Essa constatação, segundo Geraldine Vital, tem motivado o monitoramento do novo produto, com o objetivo de alimentá-lo com outros dados e serviços à medida que se detecta a busca por uma informação que ainda não está lançada na página.
“Disponibilizamos uma aba na página eletrônica da 27ª VFRJ em que destacamos a importância da opinião do usuário”, disse a magistrada. A escuta do jurisdicionado tem permitido o aprimoramento da comunicação com o público externo e colocado a 27ª Vara Federal do Rio mais acessível a todos aqueles que necessitam obter esclarecimentos acerca da tramitação do processo judicial, desde o peticionamento, comentou a juíza federal.
Serviços
Para facilitar a vida do usuário, o novo espaço foi concebido com foco nas dúvidas frequentes, acompanhamento em tempo real dos processos conclusos para sentença, inclusive com possibilidade de envio de memorial on-line. As características configuram o portal como um meio de transparência e acessibilidade.
Também estão divulgadas na página eletrônica da 27ª Vara Federal os seguintes serviços: informações úteis, agenda com a pauta de audiências, atendimento aos advogados, auxílio no peticionamento eletrônico e o Fale Conosco, que dá acesso à Central Permanente de Relacionamento para atendimento presencial ou eletrônico.
Mascote
Uma das grandes novidades do Portal ao Cidadão é a assistente virtual Justa, mascote da e-27ª VFRJ. A “secretária” foi criada porque a atual gestão da Vara entendeu que a comunicação é essencial na atividade judicial e que, depois de tantas mudanças e transformações aceleradas, não se pode esperar que a forma de lidar com os usuários seja a mesma.
“Assim ponderamos as vantagens do atendimento eletrônico, inclusive fora do horário de expediente por meio da Justa, como suporte ao usuário para tirar dúvidas rapidamente em cenário de autonomia e independência. Essa experiência pelo robô trouxe agilidade no atendimento e otimização de tempo ao usuário, além de permitir o redirecionamento da força de trabalho na nossa unidade”, explicou a juíza federal.
Confira!
Acesse a página da 27ª VFRJ e descubra as funcionalidades criadas para os cidadãos.
Canais de atendimento:
E-mail: [email protected]
Assistente Virtual Justa: (21) 99900-5654
Balcão virtual: https://bit.ly/3MK6RtW