Trinta e um juízes de todo o País participam de curso inédito oferecido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em parceria com o Exército Brasileiro. É o I Curso sobre Segurança e Proteção de Autoridades Judiciais, desenvolvido exclusivamente para que o magistrado aprenda técnicas e estratégias de segurança que o auxilie na […]
Trinta e um juízes de todo o País participam de curso inédito oferecido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em parceria com o Exército Brasileiro. É o I Curso sobre Segurança e Proteção de Autoridades Judiciais, desenvolvido exclusivamente para que o magistrado aprenda técnicas e estratégias de segurança que o auxilie na proteção da própria integridade física e na de seus familiares.
Na abertura do evento, o diretor-geral da Enfam, ministro João Otávio de Noronha, ressaltou a importância da parceria com o Exército na realização do curso pioneiro no Brasil, tanto pelo conteúdo das técnicas de segurança como em relação a oportunidade dos juízes conhecerem melhor a estrutura da organização militar.
Ao destacar a importância do repasse de técnicas de segurança para os magistrados, o ministro Noronha mencionou alguns casos de violência cometidos contra juízes no País, a exemplo da juíza Patrícia Accioli, do Rio de Janeiro, morta em uma emboscada. “Investir em segurança não é só comprar armamento, é sobretudo, investir em prevenção”, destacou o ministro.
O chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general José Carlos De Nardi, proferiu a aula inaugural do curso sobre o tema Nova Defesa e as Condições Extraordinárias da Lei e da Ordem.
O general De Nardi fez uma exposição sobre a estrutura das Forças Armadas e sobre as possibilidades legais de atuação das três Forças em casos excepcionais para a garantia da lei e da ordem. Destacou como exemplo a aplicação de força federal na ocupação dos complexos do Alemão e da Maré, no Rio de Janeiro, bem como sobre a convocação das Forças Armadas para atuar durante a greve das polícias ocorridas na Bahia (BA) e em Pernambuco (PE).
Na sua exposição, o general também falou sobre a atuação das Forças Armadas durante a Copa das Confederações e na Copa do Mundo.
Para o secretário-geral da Enfam, Paulo de Tarso Tamburini, o curso sobre Proteção e Segurança para as Autoridades Judiciais vai representar um grande avanço para a segurança dos juízes e vem atender à grande demanda que existe por parte da magistratura.
Tamburini assegurou que o curso será ministrado em todo o País nos próximos dois anos. O secretário-geral enalteceu a expertise dos militares da Polícia do Exército no tema segurança e espera contar com a parceria para replicar conhecimento.
A abertura do curso foi prestigiada pela alta cúpula das Forças Armadas. Estavam presentes o general de Exército Racine Bezerra Lima, comandante Militar do Planalto; o general de Divisão Roberto Severo Ramos; o coronel Guilherme Pinheiro, representando o general Enzo Peri, comandante do Exército Brasileiro; o juiz Carlos Vieira Von Adamek, secretário-geral da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); e o tenente coronel João Felipe Dias Alves, comandante do Batalhão da Polícia do Exército de Brasília.
Leia mais:
Segurança para os magistrados (vídeo)
Curso para juízes sobre segurança de autoridades judiciais começa na segunda (26)
Enfam abre inscrições para o I Curso de Segurança e Proteção de Autoridades Judiciais