O auditório desembargador Paulo Roberto Leite Ventura recebeu, no último dia 14 de outubro, a palestra “O Serviço Notarial e os Meios Alternativos de Solução de Conflitos”. A 24ª reunião do Fórum Permanente de Direito Urbanístico, Notarial e Registral recebeu a palestra do promotor de justiça e professor Humberto Dalla Bernardina de Pinho. O encontro […]
O auditório desembargador Paulo Roberto Leite Ventura recebeu, no último dia 14 de outubro, a palestra “O Serviço Notarial e os Meios Alternativos de Solução de Conflitos”. A 24ª reunião do Fórum Permanente de Direito Urbanístico, Notarial e Registral recebeu a palestra do promotor de justiça e professor Humberto Dalla Bernardina de Pinho. O encontro foi apresentado pelo presidente do Fórum, desembargador Fernando Cerqueira Chagas, e recebeu ainda o vice-presidente do Fórum, doutor José Antonio Teixeira Marcondes; o diretor da Escola de Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro – ENOREG, doutor Leonardo Vieira, e o presidente da ANOREG/RJ, Carlos Alberto Firmo Oliveira.
O palestrante Humberto Dalla Bernardina de Pinho iniciou sua fala fazendo um alerta: “Se não tivermos uma política pública de gestão de conflitos, vamos criar cada vez mais gargalos intransponíveis. E os números que nós temos hoje só no Rio de Janeiro são impressionantes.” Em seguida, o promotor de justiça destacou Os diferentes meios alternativos para a solução de conflitos: “Um ponto importante é diferenciar as atividades. Hoje se fala em negociação, conciliação, mediação e arbitragem. Todas essas quatro atividades são espécies do gênero de solução alternativa de conflitos”.
Após a palestra, os participantes da mesa e a plateia realizaram um debate sobre o tema.