Começou nesta quinta-feira (7), em Brasília, a oficina Avaliação – Portfólio para acompanhamento e orientação da prática jurisdicional, que equivale ao Nível 2 do curso Formação de Formadores. Desenvolvida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), a ação educacional tem carga horária de 20 horas-aula e é dividida em duas etapas: uma […]
Começou nesta quinta-feira (7), em Brasília, a oficina Avaliação – Portfólio para acompanhamento e orientação da prática jurisdicional, que equivale ao Nível 2 do curso Formação de Formadores.
Desenvolvida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), a ação educacional tem carga horária de 20 horas-aula e é dividida em duas etapas: uma presencial, com 16 horas-aula realizadas nestas quinta (7) e sexta-feira (8); e 4 horas-aula já realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, de 22 a 25 de maio.
O objetivo da atividade é fazer com que os participantes passem a elaborar o plano de trabalho da prática jurisdicional nos cursos de Formação Inicial e nos de Formação Continuada para Fins de Vitaliciamento, bem como a realizar a supervisão da prática jurisdicional de magistrados, entre outras competências.
“O magistrado já tem uma carga de conhecimento teórico enorme, então esse tipo de curso serve para que eles desenvolvam as habilidades que a prática exige. Nessa formação prática, o contato do magistrado mais experiente com o magistrado aluno é feito com um tom de compartilhamento de aprendizado”, explica Fillipe Azevedo, chefe da Divisão Pedagógica da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn).
Durante os dois dias de atividades na oficina, os 22 participantes dialogarão sobre os temas propostos e desenvolverão atividades que possibilitem a vivência das orientações didático-pedagógicas propostas pela Escola.
Alguns dos temas desenvolvidos hoje foram: Ser Formador no Módulo de Prática Profissional; Contribuições Para Reavaliação e Reformulação dos Atos Normativos da Enfam Referentes à Prática Jurisdicional Preparatória; e O Papel do Formador na Prática Jurisdicional no Curso de Formação Inicial e de Aperfeiçoamento para Fins de Vitaliciamento de Magistrados.
Dentro dos temas trabalhados, os formadores participaram de exposições dialogadas e trabalhos em grupo. Também foi feita a simulação de um plano de prática jurisdicional.
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