Cerca de 20 profissionais que atuam nos cursos de formação de formadores promovidos pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam participam, terça (6) e quarta-feira (7), de uma reunião pedagógica promovida pelo órgão, em Brasília. O objetivo do evento, no papel, é “sistematizar a proposta de atividades para o Curso de […]
Cerca de 20 profissionais que atuam nos cursos de formação de formadores promovidos pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam participam, terça (6) e quarta-feira (7), de uma reunião pedagógica promovida pelo órgão, em Brasília.
O objetivo do evento, no papel, é “sistematizar a proposta de atividades para o Curso de Formação de Formadores Desenvolvimento Docente, Módulo 1 do Nível 1, que será realizado em 2018”.
Na prática, segundo Eveline Pinheiro, chefe da Seção de Planejamento e Avaliação Educacional da Enfam, os participantes vão “analisar e revisar proposições, tendo como base os objetivos do curso realizado em 2017, as avaliações de alunos e formadores, e as orientações da equipe de coordenação pedagógica da Enfam”.
Para estimular a participação ativa dos formadores desde o início, o evento começou com uma dinâmica de grupos. A atividade foi desenvolvida a partir da questão “Como percebo a intencionalidade de cada objetivo/atividade dos três dias do módulo no processo de formação do formador de magistrados?”.
Em seguida, os participantes colaboraram na discussão de questões centrais no desenho e na estruturação do programa – em especial a relação entre a organização do planejamento e a execução do curso, bem como o preparo, a produção e disponibilização do material que integra o programa.
As proposições trabalhadas durante esse processo serão revisadas nesta quarta-feira (7), para então serem socializadas entre os diferentes grupos.
A reunião com docentes de formadores ocorrerá até o fim da tarde, quando serão apresentadas as sugestões feitas sobre a organização dos trabalhos para o Módulo 1 e as propostas para o aprofundamento de estudos relacionados à formação de formadores.