14 e 15 de abril de 2025
Curso presencial gratuito com vagas limitadas! Os pedidos de participação devem ser enviados até o dia 31/3/2025. Os associados das entidades apoiadoras terão prioridade na inscrição.
Curso presencial gratuito com vagas limitadas!
Os pedidos de participação devem ser enviados até o dia 31/3/2025.
Os associados das entidades apoiadoras terão prioridade na inscrição.
* A programação está sujeita a alterações.
Edifício da Secretaria-Geral (GSB)
da OEA, em Washington, D.C.
Será realizado em
português e espanhol
O “IV Fórum Boas Práticas do Sistema de Justiça Brasileiro” ocorrerá em abril de 2025 nas dependências da OEA na cidade de Washington D. C. de modo a consolidar um exitoso projeto que envolve a Organização dos Estados Americanos e diversas instituições brasileiras da área jurídica por meio de acordo de cooperação firmado. Um dos objetivos maiores dos referidos pactos é o de difundir para os países do sistema interamericano as boas práticas e iniciativas da Magistratura e do Ministério Público brasileiro. Nas três anteriores edições do fórum, houve um profícuo estreitamento das relações entre os países envolvidos o que possibilitou o aprimoramento do debate sobre os mais variados temas jurídicos. Magistratura e Ministério Público são duas instituições extremamente importantes para o bom desenvolvimento de um Estado de Direito e o fortalecimento de suas instituições em um ambiente democrático. E o Brasil tem muito a divulgar sobre suas boas práticas nos mais distintos segmentos do seu sistema de justiça.
Espera-se, mais uma vez, promover um democrático ambiente de diálogo entre os participantes, a fim de que todo o sistema interamericano possa sair ganhando. Neste quarto fórum, haverá painéis sobre as boas práticas brasileiras em matéria de cooperação jurídica, de tutela dos direitos humanos, de empoderamento feminino no sistema de justiça, de capacitação dos magistrados e membros do Ministério Público por meio de escolas nacionais e regionais de ensino público. Fica o convite para a participação neste evento, que envolve mais de vinte instituições parceiras com a OEA!